Encontro define ações para o plano de desenvolvimento econômico de Miranda

Últimas Notícias

Servidores da Prefeitura de Miranda, entre secretários, coordenadores e assessores, integrantes do Sebrae/MS, e representantes da agricultura familiar e do comércio local participaram, nesta quinta-feira, 1º, de uma reunião promovida pelo programa Cidade Empreendedora, programa do Sebrae ao qual Miranda aderiu recentemente e que tem o objetivo melhorar o o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento econômico da cidade.

Durante o evento, realizado no polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil) o grupo  participou de uma oficina com o objetivo de elaborar o  Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade, a partir do diálogo com os interlocutores locais e das análises socioeconômicas realizadas pelo Sebrae. O documento será o guia para a execução do programa Cidade Empreendedora em Miranda.

O prefeito de Miranda, Fábio Santos Florença (PSDB), ressalta a importância do planejamento conjunto e das ações para fortalecer o comércio local e impulsionar a economia. “A abordagem do Sebrae é essencial, pois abrange diversos temas, realiza pesquisas abrangentes e elabora um plano que proporciona uma visão clara para os gestores. Essas ações têm como objetivo não apenas fortalecer o comércio local, mas também criar oportunidades para os pequenos produtores e impulsionar a economia do município como um todo”, afirmou Florença.

No processo de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico de Miranda, o papel das agroindústrias e do turismo sustentável têm se destacado como pilares fundamentais para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável do município. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Carlos Eduardo Cordeiro, essas atividades têm potencial para alavancar o crescimento econômico e valorizar as vocações da região. “A vocação de Miranda para as agroindústrias é evidente. Já identificamos iniciativas de investidores locais na formação de agroindústrias, especialmente nas áreas de piscicultura, processamento de mandioca, doces e processamento de mel, incluindo o entreposto de mel”, ressaltou Cordeiro.

Além disso, o consultor destaca a importância de uma campanha de investimentos voltada para negócios sustentáveis, considerando as potencialidades do município. No que diz respeito ao turismo, Cordeiro enfatiza a relevância de ampliar o sucesso já alcançado no turismo rural para a área urbana de Miranda. Isso inclui a revitalização de fachadas e a criação de um plano de marketing abrangente, que englobe todos os empreendimentos turísticos e explore o potencial das propriedades rurais. “Miranda possui um enorme potencial para o turismo sustentável, tanto na área rural quanto urbana. Precisamos trabalhar para promover o turismo como uma importante fonte de geração de empregos e renda para a população local”, destacou o consultor.

Durante a oficina estiveram presentes secretários municipais, empresários locais, representantes de instituições financeiras, como Banco do Brasil e Sicredi, Sindicato Rural de Miranda, Associação Comercial e Industrial de Miranda, representantes do assentamento Tupã-Baê e da Aldeia Cachoeirinha.

CIDADE EMPREENDEDORA

A prefeitura de Miranda ingressou no programa Cidade Empreendedora neste ano, com acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, visando promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, melhorias na sala do empreendedor, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...