De janeiro a maio, Miranda registrou 12 casos de violência sexual contra crianças

Últimas Notícias

Nos cinco primeiros meses de 2023 Miranda já registrou 12 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município. Em todo o ano passado o número de casos chegou a 20.

Os dados são do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e foram divulgados no dia 22 de maio, durante evento que reuniu autoridades locais e pais de alunos do Cedica (Centro de Desenvolvimento Integrado da Criança e do Adolescente) para discutir formas de proteger crianças e adolescentes da violência sexual.

O encontro aconteceu para marcar o chamado Maio Laranja, campanha nacional que chama a atenção para o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Junto aos pais e mães do Cedica, o principal programa social de âmbito municipal direcionado a crianças e adolescentes, profissionais da área de assistência social falaram sobre temas como, por exemplo, identificar se uma criança está escondendo ser vítima  de violência sexual.

“Precisamos chamar a atenção para esta questão que destrói a infância”, ressaltou Carmem Florença, secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho.

Em rede

O Creas é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e que atua nos casos de violação de direitos de famílias em situação de vulnerabilidade social. O Creas possui equipe multidisciplinar composta por assistente social e psicólogo, que ajudam a dar encaminhamentos para pessoas que passaram por situações em que seus direitos foram violados como crianças violentadas ou mesmo mulheres vítimas de violência doméstica.

No caso da proteção às crianças, o Creas atua em parceria com Conselho Tutelar de Miranda.

Notícias Relacionadas

Garçom é preso por armazenar conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil em Bonito

Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagra mais uma fase...