Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana

Últimas Notícias

A previsão de chuva intensa para os próximos dias fez com que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitisse nesta sexta-feira (22) alerta para possível transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana. A situação é monitorada por equipes de plantão do instituto.

“O rio Miranda transborda na cidade chegando a 7 metros, até hoje pela manhã ainda estava em 5,29 metros, porém a tendência é de chuvas. Já a situação do rio Aquidauana é mais preocupante. Esse rio começa a transbordar na cidade com 8 metros e já estava com 7,80 metros pela manhã”, observa o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio.

Em Bonito, o nível do Miranda subiu ao ponto de atingir casas do distrito de Águas do Miranda. Algumas famílias ribeirinhas precisaram ser retiradas do local por conta da enchente.

Conforme o boletim da Sala de Situação do Imasul, emitido na manhã desta sexta-feira (22), no ponto em que o Rio Miranda cruza a estrada MT-738, o nível da água subiu mais de dois metros em dois dias. Estava com 7,61 metros no dia 20, passou para 8,66 metros ontem e hoje atingiu 9,75 metros. Nesse trecho o rio atingiu situação de emergência quando passou 6,5 metros, no dia 19 de janeiro.

Segundo avaliação de Sampaio, desse ponto até à cidade de Miranda as águas demoram cerca de cinco dias. Nesta manhã, o nível do rio na altura do município estava com 5,23 metros de volume de água.

O rio Aquidauana também está com seu leito subindo rapidamente. Passou de 6,03 metros no dia 20 para 7,74 metros nesta manhã. E como lembra Sampaio, ao atingir 8 metros o rio entra em situação de emergência.

Notícias Relacionadas

Bonito está sob alerta de tempestade, com queda brusca de temperatura

Vários municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Bonito, estão sob alerta de tempestade, que teve início no último...