Dia de vacinação tem tumulto e reclamações de lotação em Bonito

Últimas Notícias

Vídeos divulgados por moradores de Bonito mostram o Ginásio de Esportes lotado na manhã deste sábado (17). O local foi escolhido pela Secretaria de Saúde para a Campanha de Vacinação contra o Covid-19, com intenção de acomodar melhor os grupos prioritários, porém não foi suficiente para a demanda de hoje.

Além dos idosos a partir de 61 anos e com comorbidades a partir de 60 anos, também estavam sendo aplicadas a 2ª dose de grupos já vacinados, o que acabou gerando ainda mais aglomerações no local.

Leitores do Bonito Mais enviaram imagens e relataram confusão na separação de filas para 1ª e 2ª dose, falta de distanciamento e ‘Kit Corona’, com máscaras ou álcool 70%.

O secretário de Saúde, Nivaldo Inácio, explicou que o aumento na procura é devido a diminuição na idade do público vacinado e que estavam sendo seguidas as medidas de biossegurança. Sobre a possibilidade de um pré-cadastro para os grupos prioritários, visando diminuir a fila, ele disse ser incompatível com a realidade de Bonito. “Campo Grande tem software próprio, outra realidade, muito diferente da nossa”.

A Secretaria tem buscando ampliar o local de vacinação, para melhorar a logística nos dias de imunização. As primeiras doses, por exemplo, foram vacinadas no ESF Centro, em dias de semana, aliada ao atendimento normal da unidade. Na sequencia foram realizadas campanhas aos sábados e feriados, com duas salas para atender a demanda e evitar aglomerações.

No primeiro sábado de abril a imunização foi realizada na UBS Centro, ao lado do ESF, por ser maior e ter disponibilidade de cadeiras e bancos para os idosos se acomodarem e na semana seguinte, sábado (10), a imunização passou a ser realizada no Ginásio de Esportes, com cadeiras espalhadas na quadra e apoio das arquibancadas.

Notícias Relacionadas

Estudo apoiado pela Fundect gera a 1ª patente do óleo essencial de guavira para uso em cosméticos

De aroma único, a fruta símbolo de Mato Grosso do Sul poderá ganhar nova vida em perfumes, cremes e...