Governador sinaliza flexibilizações no decreto, mas aguarda Prosseguir para decisões

Últimas Notícias

O governador Reinaldo Azambuja destacou em entrevista nesta terça-feira (30) que o Estado estuda flexibilizar algumas medidas do decreto a partir de segunda-feira (5), que devem beneficiar alguns segmentos do comércio. Novo documento, contendo todas as recomendações, deve ser publicado amanhã (31), após divulgação dos dados do Programa Prosseguir.

À TV Morena, Reinaldo afirmou que deve atender algumas reivindicações apresentadas pelo comércio, incluindo mudanças no toque de recolher, que atualmente é entre as 20h e 5 horas. “Hoje a gente recebe o Prosseguir, que o é programa que norteia como está a contaminação em cada uma das cidades e amanhã vamos anunciar um novo decreto, que vai valer a partir de segunda-feira, com algumas flexibilizações, mas preservando a biossegurança, o uso de mascaras, a diminuição de circulação, mas flexibilizando alguns segmentos do comercio para que eles voltem as atividades”.

Em diversos municípios, comerciantes, empresários e trabalhadores autônomos realizam protestos pedindo pelo retorno das atividades e na tarde de ontem, um grupo, representando o setor, se reuniu com o governador para entregar as reinvindicações pessoalmente.

Decreto Vigente – Está proibida a circulação de pessoas e veículos, realização de atividades e o funcionamento de serviços e empreendimentos de segunda a sexta-feira, das 20 às 5 horas; e aos sábados e domingos, das 16 às 5 horas.

As exceções são serviços públicos indispensáveis à vida e à segurança; casos de emergência e urgência; serviços de saúde, transporte, fornecimento de alimentos e medicamentos por delivery, farmácias e drogarias, funerárias, postos de combustíveis, indústrias, restaurantes em postos de combustíveis localizados em rodovias e hotéis; hipermercados, supermercados e mercados e transportes intermunicipais.

No caso dos mercados e supermercados, está proibido o consumo de alimentos e bebidas no local e o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que for necessário o acompanhamento especial.

Estão vedados ainda atividades, eventos, reuniões e festividades que possam acarretar em aglomeração de pessoas. Centros esportivos, balneários e salões não poderão funcionar. E até mesmo as atividades e serviços autorizados terão a limitação de atendimento ao público de 50% com distanciamento mínimo de 1,5 metro por pessoa.

Serão ainda instaladas barreiras sanitárias em aeroportos e pontos de orientação e fiscalização nas rodovias. Equipes da segurança pública estadual farão abordagens e qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento das normas por meio do telefone 190.

Conforme o Prosseguir, Mato Grosso do Sul está com quatro municípios em grau extremo de Covid-19 e 48 com risco elevado. É o pior cenário desde o início da pandemia.

Notícias Relacionadas

Segunda remessa chega e MS recebe mais de 3,7 mil doses da vacina contra a dengue

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), recebeu no início...